18/12/2017

CNH DIGITAL

A CNH no formato que conhecemos em papel está com os dias contados, quase a caminho da extinção.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou a criação de uma nova carteira de habilitação em formato digital. O nome agora é Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, ou CNH-e, entrando em vigor no dia 01/02/2018.

O motorista terá a opção de escolher qual das duas CNH mostrará em caso de abordagem, já que o modelo tradicional continuará existindo. O desenho será o mesmo, com os dados e foto que estão na CNH física. O que muda são os procedimentos para emitir e manusear a CNH-e.

A CNH-e funcionará a partir de um aplicativo para smartphones. Para isso, você deve fazer o download do aplicativo da CNH-e. Qual o procedimento a seguir?

Para obter a CNH-e, é preciso ter a versão da CNH com o código QR (emitida desde maio de 2017). Após deve realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Atualize e confirme os dados em seu registro de motorista. Para fazer isso, pode ir num posto de atendimento do DETRAN ou pelo próprio site (caso o condutor tenha um certificado digital). Após a confirmação dos dados, será enviado um link para o e-mail cadastrado.

Agora terá que fazer o login no aplicativo. No primeiro acesso, o aplicativo criará um código PIN, que deve ser inserido toda vez que o condutor for conferir seu documento digital.

Caso o telefone seja extraviado ou roubado, é só solicitar o bloqueio do telefone por meio do Portal de Serviços do Denatran.

Como fica a emissão da primeira habilitação? Não sofre mudanças. O candidato precisa ser aprovado nos exames de aptidão mental e física, passar pelo curso, prova teórica, aulas praticas e prova pratica. Precisa ter a habilitação provisória, ou Permissão para Dirigir. E só depois terá a definitiva.

As regras de cassação e suspensão da habilitação também não vão mudar com a CNH-e.

Esse é um assunto que ainda gera muitas duvidas. Esperamos que as informações tenham sido de ajuda para você conhecer melhor as principais características da CNH-e.




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário