30/05/2022

CNH SUSPENSA: COMO RECUPERAR?

A suspensão da CNH é aplicada em certas infrações ou quando for excedido o número máximo admissível de pontos. Está nessa situação? Saiba como recuperar a CNH suspensa!

Mas antes, saiba que o limite de pontos na CNH, durante o período de 12 meses, mudou, levando em conta a gravidade das infrações. Confira:

20 pontos: caso constem duas ou mais infrações gravíssimas.

30 pontos: caso conste uma infração gravíssima.

40 pontos: caso não conte nenhuma infração gravíssima.

40 pontos: para condutor que exerce atividade remunerada, independente do tipo de infração cometida.

Como recuperar a CNH suspensa:

Entregar a CNH

Depois que for notificado, conforme a legislação em vigor, o condutor não é mais obrigado a entregar o documento para começar a contar o tempo da CNH suspensa. Mas, alguns Detrans ainda solicitam essa entrega. Fique atento.

Ficar sem dirigir

Se durante o período de 12 meses você atingiu o limite de pontos na CNH, terá seu direito de dirigir suspenso por seis meses a um ano. E caso reincidir no período de um ano, a suspensão será de oito meses até dois anos.

Em casos de infrações que levam à suspensão direta do direito de dirigir, o prazo será de dois a oito meses. E nos casos de reincidência, a suspensão será de oito a dezoito meses.

Quando estabelece a suspensão, o Detran impõe a penalidade, bem como determina o período em que você ficará sem dirigir. Por isso, é preciso ter muita atenção a esse fato, já que dirigir com a CNH suspensa acarreta na cassação da CNH.

Curso de reciclagem

As normas em vigor determinam que o curso de reciclagem é obrigatório para quem tem a CNH suspensa.

O curso terá carga horária total de 30 horas/aula. Além disso, deve compor as disciplinas de direção defensiva, legislação de trânsito, relacionamento interpessoal e noções de primeiros socorros.

O curso poderá ser feito tanto na modalidade presencial como online, podendo ser feito a qualquer tempo, dentro do período de suspensão.

Lembrando que o curso de reciclagem não é uma penalidade, mas sim uma oportunidade de refletir sobre comportamentos no trânsito bem como uma autoanalise da própria conduta.

Após passar esses três passos é possível recuperar a CNH suspensa.

Está com a CNH suspensa?

Entre em contato conosco.




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário