25/10/2021

COMO GARANTIR A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NO TRÂNSITO?

Outubro é o mês conhecido por ter o Dia das Crianças. Por isso nada mais apropriado que falarmos da segurança das crianças no trânsito.

Em todo o mundo, os acidentes de trânsito são responsáveis por inúmeras mortes, sem mencionar os números de vítimas que sofrem lesões incapacitantes e permanentes.

A verdade é que os números assustam, com cerca de 85 mortes por dia. Se engana quem pensa que nesses números estão só adultos.... Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos.

E as crianças são bastante vulneráveis a traumatismos no trânsito justamente por seu pequeno tamanho e sua anatomia.

Pensando nisso, quando você viaja no banco traseiro, costuma usar o cinto de segurança? Costuma colocar seu filho na cadeirinha?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, apenas 50,2% da população afirma usar o cinto de segurança quando estão no banco traseiro.

O fato é que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e em até 75% no banco traseiro. Os números falam por si mesmos: todos devem usar o cinto de segurança! E quando se trata de crianças, esse cuidado deve ser ainda mais significativo.

Mas não basta garantir que as crianças usem o cinto de segurança, é preciso usar a cadeirinha e saber instalá-la da forma correta. Fazer isso é garantir o máximo de proteção possível!

Novas regras sobre o uso das cadeirinhas

Em abril de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro sofreu algumas alterações. Conforme as novas regras, precisam ser considerados alguns parâmetros relacionados ao peso e altura, ao invés de apenas a idade.

Confira as mudanças segundo a resolução 819/21:

Bebê conforto: é indicado para recém-nascido até um ano de idade ou 13kg. O bebê deve ser posicionado de costas para o motorista.

Cadeirinha: é indicada para crianças de 1 a 4 anos, entre 9 e 18 kg.

Assento de elevação: é indicado para crianças de 4 a 7 anos e meio, com menos de 1,45 m, com peso entre 15 e 36kg.

Banco traseiro com cinto de segurança: é indicado para crianças com mais de 7 anos e meio, e com mais de 1,45 m.

Sempre que for sair de carro com crianças, não se descuide desses cuidados!

Proteger as crianças é um ato de amor!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário