18/05/2020

CUIDADOS COM O CARRO PARADO DURANTE A QUARENTENA

Com a pandemia da Covid-19 muitos têm acatado a recomendação da OMS de ficar em casa. E devidos as restrições impostas, o carro praticamente não esta sendo usado. Atenção se seu veículo estiver parado, é preciso ter alguns cuidados. Vejamos alguns cuidados simples que você deve ter.

Por não esta usando o veículo, a bateria pode apresentar falhas. Profissionais da área recomendam ligar o veículo a cada cinco dias. Mas visto que o carro não estará em movimento é necessário movimentar a bateria para homogeneizar a solução que ela possui. Por ser ácida ela pode causar corrosão nas placas de chumbo, por isso não basta ligar, é preciso movimentar a bateria.

Baterias com mais de dois anos devem ter uma cuidado a mais, pois sua capacidade de recarga é menor. Já as baterias mais modernas ou novas têm a capacidade de suportar um período maior se a necessidade de ligar o motor. Outra opção é desconectar os cabos da bateria, para reduzir o consumo, porém isso pode resultar na perda de configuração de alguns aparelhos do carro.

Fique de olho no óleo do motor. A função dele é refrigerar, limpar e lubrificar. Consulte o manual e lembre-se de realizar a troca de óleo na data marcada. E ao ligar o veículo o lubrificante vai circular no motor, evitando problemas futuros.

A cada dez dias é preciso mudar o carro de posição, por ficar muitos dias parado pode ocorrer a deformação da cinta metálica que compõem o pneu. Dessa forma você evitará que a roda do seu carro venha a ficar desbalanceada.

Ao ligar o carro é importante movimentar o câmbio para evitar o ressecamento, isso se deve ser feito se seu carro é automático ou hidráulico. Se possível de uma volta na quadra para que a lubrificação seja melhor. E deixe o ar ligado por cerca de dez minutos, para eliminar possíveis bactérias e fungo.

Não é bom deixar o carro parado com muito combustível, pois com tempo ele pode evaporar e prejudicar o sistema de injeção eletrônica e outros itens. Mesmo que seu carro se flex não é recomendado deixar etanol parado no tanque. Se o etanol for de baixa qualidade ele pode entupir bicos, enferrujar e danificar as rosas das velas.

Uma boa opção nessa época de quarentena, é procurar abastecer com combustível que tenha alta octanagem. Quanto maior o nível de octanagem mais resistente e durável vai ser o combustível, além de ajudar na prevenção do motor.

Mesmo que não esteja usando o carro, procure deixar ele sempre limpo. Ao limpar o interior do veículo use algum spray para limpeza ou uma solução com água e sabão neutro. Lavar o exterior do veículo evita o acúmulo de sujeira que podem danificar a pintura. Isso vai deixar seu carro com uma boa aparência mesmo que você não esteja utilizando.

Por meio dessas simples sugestões você pode evitar futuros problemas para seu carro, mediante essa quarentena.




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário