26/02/2020

FAIXA ELEVADA PARA PEDESTRES

Muitos já devem ter notado a mudança do tipo de faixa em frente de escolas ou órgãos públicos. Mas qual motivo da mudança?

Elas dão mais segurança aos pedestres, visto que são elevadas tornam obrigatório o motorista darem preferência ao pedestre.

A Resolução N ° 738, de 6 de Setembro de 2018 CONTRAN, diz o seguinte sobre a faixa elevada:

“Art. 1 ° A faixa elevada para travessia de pedestres é um dispositivo implantado no trecho da pista onde o pavimento é elevado, conforme critérios e sinalização definidos nesta Resolução, respeitando os princípios de utilização estabelecidos no Volume IV- Sinalização Horizontal, do Manual Brasileiro de sinalização de Trânsito do CONTRAN.”

Elas são como uma lombada, pois tem sinalização similar, porém são mais extensas. Sua elevação tem que estar de acordo com altura da calçada, facilitando a passagem dos pedestres.

As faixas elevadas foram regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o qual dita os padrões que ela deve possuir. A instalação de faixas elevadas proporciona mais segurança e acessibilidade aos pedestres.

Por exemplo, um cadeirante ficará mais visível ao atravessar a rua, além de ser mais rápido e seguro. E por serem elevadas os veículos obrigatoriamente irão reduzir a velocidade, o que cumprir o objetivo de dá mais segurança a quem está atravessando.

As medidas de segurança existem, por isso faça uso delas. Ao atravessar a rua procure a faixa de pedestre. Mas antes de cruzar-la, note se o motorista visualizou que você está aguardando ele reduzir a velocidade para passar.

Em locais com semáforos, deve-se respeitar a sinalização para passar. Caso o pedestre ainda esteja cruzando a faixa e o sinal abrir para os veículos, os motoristas devem a guardar os pedestres terminarem de cruzar a faixa em segurança.

O uso de bom critério nesse caso é apropriado, pois o Código Brasileiro de Trânsito prevê penalização de 5 pontos na CNH. E por ventura quem se arisca a estacionar em cima da faixa pode ter uma multa de R$ 195,23.

As faixas de pedestre devem estar sempre com boa visibilidade. As manutenções são responsabilidade dos órgãos responsáveis pela fiscalização. Portanto faça bom uso delas.

A Autoescola JK sempre deixa você por dentro das mudanças no trânsito.




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário