14/02/2022

MEDO DE REPROVAR NA CNH

Todos os candidatos para uma CNH precisam passar por uma prova prática para conseguir ter a carteira de motorista. Esse teste é criterioso e avalia todos os detalhes da condução.

E vamos ser sinceros, o exame pode se tornar um verdadeiro pesadelo para quem está ansioso para ter a CNH em mãos!

E infelizmente, existem várias histórias de pessoas que reprovaram... Nos preocupamos com você e compreendemos que para cada um esse momento tem um significado diferente.

Não é só um carteira de habilitação. É um sonho, liberdade, autonomia, independência. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão.

Tipos de personalidade que costumam reprovar

Pessoas suscetíveis: são àquelas pessoas que já vão fazer a prova contaminadas com histórias de fracasso de outras pessoas, ou fantasias criadas na mente devido a ansiedade do momento.

Pessoas perfeccionistas e dependentes: são pessoas que se cobram demais, não se permitem errar. Além disso, são dependentes da opinião do outro para tomar decisões, e não conseguem assumir o seu papel de autonomia. Geralmente estão muito ansiosas, já se consideram reprovados e desistem de concluir a prova.

Pessoa com senso de responsabilidade excessiva: são pessoas com uma cobrança excesso, geralmente querem passar tirando a nota máxima. E isso pode está diretamente ligado a uma criação exigente, ou o fatos de muita das vezes o candidato estar dependendo de outra pessoa para bancar o processo para tirar a carteira, tornando a possibilidade de reprovação um pesadelo.

Dicas para superar a ansiedade na hora de tirar a CNH

Capriche na escolha da autoescola: escolha uma autoescola que passe confiança, que conte com instrutores capacitados, tanto tecnicamente falando como que saibam oferecer um suporte emocional.

O instrutor e o carro: outro ponto muito importante é escolher um instrutor que te deixe confortável. Se for possível, entre nos carros disponíveis na autoescola, e veja em qual você se sente mais confortável, que tê passa mais segurança, afinal é nesse carro que irá fazer a prova.

Faça provas simuladas: peça para o instrutor te avaliar a cada aula como se fosse o examinador e te diga quantos pontos você fez. Assim poderá ajustar o que precisa, mas também ajudará a se acostumar a se sentir avaliado.

Não faça aulas um dia antes ou no dia da prova: não caia na armadilha de fazer uma aula a mais antes da aula! Você já aprendeu o suficiente, agora é o momento de descansar. Por isso, no dia antes da prova realize uma atividade que te deixe leve, como um cinema, por exemplo.

Estude o percurso: vá até o local da prova, em outro dia que não seja o dia anterior ou o dia da prova. Poderá até procurar vídeos do percurso ou escrever e desenhar o percurso. O objetivo é fortalecer a memória e assim reforçar seu aprendizado.

Foco na hora da prova: chegou o grande dia, é normal a ansiedade estar a mil. Por isso, foque na tarefa, mas em etapas, rua por rua. Fazer isso ajuda a manter o foco no que está fazendo e não no que está sentindo.

Busque ajuda especializada para controlar a ansiedade: existem vários motivos que podem estar causando a ansiedade excessiva. Por isso, se a ansiedade estiver afetando na hora de fazer a prova, procure ajuda especializada.

Aprenda a reverter o pensamento negativo em positivo: na hora da prova podem surgir vários pensamentos negativos que tentarão te boicotar. Por isso reverta eles! Use recursos mentais de lembranças de outras pequenas vitórias reais que você teve durante o periodo das aulas. Repita frases do tipo: fiz bastantes aulas, fui bem nas aulas, a prova será feita num lugar conhecido para mim, etc.

Conheça as pontuações: saber as pontuações é de grande ajuda, porque se apagar o carro, saberá que fez 2 pontos e não reprovou ainda... pode continuar a prova tranquilamente.

Depois de aprovado, ajude outras pessoas que vão tirar a CNH: motive as pessoas com histórias positivas. Conte como esses passos te ajudaram.

Vai tirar a primeira habilitação? Venha para Autoescola JK!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário