14/02/2018

MUDANÇAS NAS LEIS PRETENDEM TORNAR O TRÂNSITO MAIS SEGURO EM 2018

Algo que sempre preocupa é o número de acidentes no trânsito. Um exemplo é o feriado do Ano Novo, em que a Policia Rodoviária Federal registrou 987 acidentes, onde teve 67 mortos e 1008 feridos. Mas não é apenas em épocas de festas que ocorrem os acidentes, eles acontecem o ano todo.

Para tornar o trânsito mais seguro, algumas leis foram revisadas e tem mudanças durante o ano de 2018. Vejamos que mudanças são essas e como elas vão melhorar o trânsito nas ruas e rodovias.

FREIOS CBS E ABS NAS MOTOS

Os freios ABS facilitam a frenagem e garantem maior estabilidade. Somente as motos com menos de 300cc poderão utilizar freios CBS. O objetivo é reduzir os acidentes com motos.

CICLISTAS E PEDESTRES MULTADOS

A Seguradora Líder, responsável pelo pagamento do DPVAT, forneceu dados do período de janeiro a novembro de 2017: 37492 indenizações pagas, sendo que 26% (9851) foram para pedestres. Com o objetivo de diminuir essa estatística, os pedestres que forem flagrados atravessando a rua fora da faixa de segurança ou das áreas determinadas terão de pagar multa de R$ 44,19. Os ciclistas que cometerem infrações terão multa de R$ 130,16.

CINTO DE SEGURANÇA DE 3 PONTAS

O uso do cinto é obrigatório, mas agora o uso do cinto de segurança de 3 pontas, que antes era obrigatório apenas no banco da frente, é valido para todas os lugares. O objetivo é reduzir o número de vítimas fatais.

MOTORISTAS BÊBADOS

A lei já é bem rigorosa para quem dirige após ter ingerido álcool: habilitação suspensa, pagamento de multa e prisão caso o acidente tenha causado morte. Mas agora o motorista que estiver dirigindo bêbado terá uma pena de 5 a 8 anos de prisão. O objetivo é conscientizar o condutor dos riscos envolvidos e tentar diminuir as estatísticas.

As novas regras tornam mais severas as punições e intensificam a fiscalização. Tudo isso para reduzir o número de acidentes, mortes e invalidez, tornando o trânsito mais seguro.

Cada um deve colaborar e fazer sua parte e, assim, em poucos meses poderemos ver os resultados.




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário