29/05/2018

PEDALAR NA CIDADE

Em meio à falta de gasolina, quem não pensou em sair pedalando pela cidade? Além de fazer bem para a saúde, pode ajudar a chegar aos compromissos na hora marcada. Mas para que essa aventura seja bem sucedida, separamos algumas dicas uteis.

Muitas pessoas tem medo de pedalar na cidade. Esse medo tem fundamento, afinal as ruas têm buracos, nem sempre é possível encontrar estacionamento para as bicicletas, os motoristas são impacientes e a lista continua.

Sabia que existe a legislação para ciclistas no Brasil? Pois é, a legislação não é apenas para carros e motos. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 105, mostra os itens que são obrigatórios para as bicicletas. Deverá ter sinalização noturna dianteira, traseira e nos pedais, campainha, além do espelho retrovisor no lado esquerdo.

O capacete não é obrigatório, mas como reforça a segurança, portanto deve ser um item considerado. O mesmo vale para roupas especificas para o ciclismo, óculos, luvas e sapatilhas.

Muitas vezes, a bicicleta fica no ponto cego, impedindo que o motorista veja o ciclista. Fique em uma distancia suficiente para que as portas dos veículos possam ser abertas sem que você colida com ela.

Nunca pedale na contramão, pois aumenta os riscos de você se envolver em um acidente.O Código de Trânsito deixa isso bem claro: as bicicletas devem circular na via, no mesmo sentido dos carros.

Mesmo andando pela direita, não fique muito no canto. O CBT determina que os carros a passarem a 1,5 metros do ciclista, mas nem todos os motoristas sabem disso. Assim, pedale dentro de um espaço seguro.

Prefira as ciclovias ou ciclofaixas. Essas são áreas destinadas para os ciclistas e os protegem dos veículos. Caso não tenha, opte por ruas menores e mais calmas.

E lembre sempre de sinalizar suas intenções, indicando a direção que vai tomar. Pode usar o braço para sinalizar. Assim manterá sua segurança, dos pedestres e também dos demais motoristas.

Agora que sabe as leis para os ciclistas, aproveite para pedalar pela cidade!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário