20/12/2018

PLACAS MERCOSUL

Nas últimas semanas temos escutado muito sobre a implantação das placas Mercosul. Até o final do ano, as novas placas já serão obrigatórias em todos os estados, mas apenas para carros novos ou em situações em que seja necessário substituir a placa (roubo, furto, perda ou avaria e em casos de transferência de município ou dono).

Deputados pediram adiamento do prazo em audiência que discutiu a implantação das placas Mercosul. Eles pediram que o Cotran adie o prazo, por 90 dias, da entrada em vigor da Resolução 729/18. O pedido é para o Contran suspender a exigência da venda das placas.

A Res. 748/18 prevê o adiamento do prazo, mas desde que o Detran faça essa solicitação ao Denatran. A decisão do Cotran foi fazer um cronograma com os Detrans. A 748/18 fala que o Detran que não se sentir preparado tecnicamente, ou seja, que não tem condições de estrutura, pode solicitar ao Denatran a alteração do prazo do calendário.

Após um intenso debate entre deputados, representantes de Fabricantes de Placas Veiculares, Despachantes Documentalistas e de Trânsito, Estampadores de Placas, entre outros, ficou claro que a decisão de implementar a placa, do jeito como está, não é unânime.

O problema não é as placas do Mercosul, mas sim a implementação do sistema. Todos querem que o sistema esteja funcionando antes da implementação das placas.

Para concluir, o presidente da sessão na Comissão de Viação e Transportes, Domingos Sávio (PSDB-MG), disse que se caminha para uma convergência, colocando o interesse público acima dos detalhes discutidos durante o debate.

“A todos interessa um mecanismo com mais segurança, o modelo é bom, conceitualmente, mas ficou evidente, que o sistema não foi devidamente preparado para se colocar em prática as resoluções deliberadas pelo Contran. É óbvio que não seria uma decisão confortável simplesmente dizer revoga a Resolução, tantas pessoas investiram e confiaram no poder público, mas também não podemos prejudicar 210 milhões de brasileiros por não termos um sistema seguro.”, falou Domingos Sávio.

Foi por esse motivo que foram até o Diretor do Denatran para que o Cotran revise o prazo da resolução.

As placas do Mercosul são brancas e azuis, com o nome e a bandeira do país e o emblema do Mercosul. Elas têm quatro letras e três números e um QR Code que trará maior segurança contra a clonagem de veículos.

Nos países que fazem parte do Mercosul, apenas Argentina e Uruguai adotam as novas placas. Está faltando o Brasil e Paraguai implantarem.




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário