No final do fevereiro, o Governo Federal anunciou uma nova carteira de identidade, o famoso RG, que irá contar com uma série de mudanças. O objetivo é unificar todos os dados do cidadão em um só documento, deixando-o mais moderno e evitando golpes.
O novo documento tem o CPF como único número identificador e segue os padrões internacionais, contendo o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes. Além disso, o novo RG trará:
E como terá a unificação dos dados pessoais, essa notícia fez com que muitos se perguntassem: a nova carteira de identidade substitui a CNH?
Substitui ou não a CNH?
Apesar de ser um documento moderno e constar o número da CNH, a nova carteira de identidade não substituirá a CNH. Isso porque, de acordo com o governo, são documentos distintos e com leis distintas. Ou seja, cada documento possui uma finalidade diferente.
A CNH possui outras informações, além de sua numeração, a categoria e o prazo de validade. A CNH também traz informações sobre restrições, cursos e exercício de atividade remunerada (EAR) com o veículo.
Sendo assim, sempre que for dirigir, deverá portar a CNH, seja em formato físico ou digital.
CNH em 2022
E já que estamos falando em mudanças, não é só a carteira de identidade que terá um novo visual. A CNH também estará de cara nova a partir de junho.
A CNH seguirá padrões internacionais, o que permitirá o seu uso em outros países. Alem disso, trará os dados biográficos e a foto do condutor, e sua versão digital poderá ser acessada por meio do QR Code impresso no verso do documento.
Embora o novo documento será estreado em junho, não será necessário substituir a CNH atual imediatamente. O novo modelo estará disponível apenas quando a sua CNH vencer e você tiver que renová-la.
E quando chegar esse momento, venha na Autoescola JK.