As festas de final de ano e as viagens de férias fazem com que o tráfego de veículos aumente e muito nas rodovias. E por causa disso, infelizmente, os órgãos de trânsito alertam para um aumento no número de acidentes e mortes durante esse período.
Apenas para citar como exemplo, nas rodovias paulistas, o número de acidentes chega a dobrar nesse período. Outro dado assustador é o valor pago pelo Seguro DPVAT por causa de acidentes ocorridos durante dezembro do ano passado.
Pensando nisso, o que fazer para evitar essa triste realidade esse ano?
Não use o celular se estiver dirigindo
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), se um motorista estiver usando o celular as chances de se envolver em um acidente aumentam em 400%. Por isso, não use o celular se estiver dirigindo!
Respeite os limites de velocidade
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece um limite de velocidade para cada tipo de via. Sendo assim, fique atento às sinalizações para saber se está respeitando o limite de velocidade.
Faça a manutenção regular do seu veículo
Pode parecer obvio, mas vale a pena relembrar: antes de pegar a estrada, faça uma revisão no carro. Confira os pneus, faróis, freios, níveis de água e óleo.
Nunca dirija sob efeito de substâncias toxicas
Só pegue o volante se estiver em plenas condições físicas, mentais e emocionais. Em hipótese nenhuma dirija se tiver consumido álcool, drogas ou alguns remédios.
Cuide dos não-motorizados
Os veículos maiores devem cuidar da segurança dos veículos menores, incluindo as motos e bicicletas. E podemos citar o cuidado extra com os pedestres. Segundo dados do DPVAT, durante dezembro do ano passado, as indenizações a pedestres por acidentes fatais e invalidez permanente ficaram entre os primeiros lugares.
Campanhas educativas para 2021
A segurança no trânsito envolve a conscientização da sociedade, não apenas por algumas semanas, mas durante todo o ano. Por isso, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou o novo tema para as campanhas educativas de 2021.
O tema será “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”!
Esse tema será utilizado para subsidiar todas as ações voltadas para a segurança viária organizadas pelos órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito).
O objetivo das nossas campanhas educativas é salvar o maior número de vidas no trânsito. A ideia é começar o próximo ano com o tema que traz a responsabilidade como elemento principal, levando mais segurança e educação para todos os condutores do país. O Contran, mais uma vez, está empenhado em colaborar para que as ações possam evitar os acidentes e conscientizar a sociedade.
Mas lembre-se, a responsabilidade pela segurança no trânsito não é só dos outros: faça tua parte e colabore com a segurança de todos!
É isso que a Autoescola JK deseja para todos nesse final de ano!