Só quem passa o dia a dia nas estradas que sabe como o trânsito oferece riscos, mesmo tomando todos os cuidados! Por isso é essencial que seja priorizada a direção segura.
Mas como é possível?
Pratique a direção defensiva
A diferença defensiva é a melhor maneira de promover a segurança coletiva nas estradas e rodovias.
Em poucas palavras, a direção defensiva consiste em uma série de práticas voltadas para evitar situações de risco. São atitudes simples, mas que podem salvar vidas, como andar dentro dos limites de velocidade e evitar ultrapassagens perigosas.
Manutenção do carro
Quer um ambiente seguro nas estradas? Colabore por realizar manutenções periódicas no seu veículo! Por realizar a manutenção preventiva, muitas situações de perigos serão evitadas.
Existem vários tipos de manutenção, mas o objetivo é estar com seu veículo em dia.
Obedeça a sinalização
Muitos acidentes acontecem por falta de atenção à sinalização do trânsito. E é justamente essa falta de atenção na sinalização que acontecem os acidentes graves.
Quer um exemplo? Próximo a cruzamentos e rotatorias sempre tem uma placa indicando a redução de velocidade no trecho. Mas muitos motoristas não percebem e mantém a mesma velocidade, podendo se envolver em sérios acidentes por desatenção.
Sendo assim, redobrar a atenção e obedecer a sinalização é uma forma de praticar a direção segura nas estradas.
Faça a sua parte
É verdade que o trânsito é coletivo, mas se cada um fizer a sua parte, todos se beneficiam. Por isso, sempre faça a sua parte para manter o trânsito seguro.
Como? Não beba antes de dirigir, utilize as setas quando for necessário, bem como o pisca alerta nas situações que exigem, e sem mencionar de sempre manter as duas mãos no volante.
Mantenha os faróis acesos
Houve algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro. E uma dessas alterações é que apenas os veículos que não possuírem luzes de rodagem diurna devem manter os faróis acesos.
Mas, a utilização do farol baixa ajuda a garantir a segurança no trânsito. Estudos mostram que, em média, 12% dos acidentes envolvendo ciclistas e pedestres são evitados com o uso do farol. E quando o assunto é atropelamento de pedestres, esse percentual atinge 60%.
Então, para manter o trânsito seguro mantenha o farol aceso!
Mantenha uma distância de segurança
Outro ponto fundamental é manter a distância entre os veículos. Desconsiderar esse aspecto é o maior responsável por batidas traseiras bem como pelos engavemetamentos nas rodovias.
Sendo assim, mantendo a distância de segurança entre os veículos, terá tempo de reação em caso de uma freada brusca.
Pratique a direção segura!
E conte com a Autoescola JK em todos os momentos!