29/03/2023

POR QUE INCLUIR EAR NA CNH?

Você sabe o que significa a sigla EAR? Ela quer dizer Exerce Atividade Remunerada e é usada para diferenciar condutores profissionais de condutores normais.

Se você é condutor profissional, precisa ter EAR na sua CNH! E desde 2 de janeiro de 2023, que é motorista profissional e não tem EAR pode levar multa.

Saiba mais:

Quem precisa de EAR?

Em poucas palavras, toda e qualquer pessoa cuja atividade profissional é dirigir precisa ter EAR. Ou seja, caminhoneiros, taxistas, mototaxistas, motoboys, motoristas de ônibus e Uber precisar da EAR na CNH.

Mas e o vendedor que usa o carro da empresa para ir de um cliente a outro? Ele não precisar, porque embora passe muito tempo dirigindo, sua remuneração não vem do ato de dirigir.

O mesmo se aplica caso você use seu caminhão para levar sua produção ao local de venda. Diferente se for usar o caminhão para fazer frete. Aí sim precisa da EAR.

Como incluir EAR na CNH?

Para ter EAR basta fazer o exame psicológico ou avaliação psicológica. O Detran de cada estado pode apresentar preços ligeiramente diferentes, mas basicamente será necessário solicitar a inclusão do EAR no Detran, fazer o exame psicológico e ser aprovado, pagar as taxas do Detran e aguardar a chegada da nova CNH ou a inclusão do EAR na CNH digital.

Para motoristas que só possuem a habilitação A é necessário ter pelo menos 21 anos, estar habilitado na categoria A no mínimo por 2 anos e ter curso de mototáxi.

Em cada renovação da CNH será preciso refazer o exame psicológico para manter o EAR.

Benefícios do EAR

Por mais que é preciso pagar, ter EAR na CNH traz benefícios. O principal é com relação à pontuação da CNH.

Enquanto que, para motoristas normais o sistema de pontos varia, para quem tem EAR o limite sempre será de 40 pontos. E ainda com a facilidade de fazer a reciclagem a partir dos 30 pontos para zerar a pontuação e não correr o risco de ficar sem CNH.

Multa para quem não tem EAR

Até final do ano passado, quem fizesse frete e não possuía EAR não era punido. Mas isso mudou com a Resolução 985 do Contran, que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2023.

Agora quem exerce atividade remunerada sem a sigla EAR na CNH será multado. Existe até uma ficha especifica para esse tipo de multa. Ela descreve que “transitar efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens quando não licenciado para esse fim” é uma infração gravíssima, gerando 7 pontos na CNH e R$ 293,47 de multa.

É motorista que exerce atividade remunerada?

Inclua o EAR na sua CNH!

Conte com a Autoescola JK!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário