Uma parceria entre o Ministério da Infraestrutura e o Ministério das Comunicações levará cobertura de rádio FM para as rodovias brasileiras que ainda não contam com o serviço.
Chamada de Radiovias, a iniciativa foi lançada esse mês e deve ampliar a Rádio CCR FM - emissora que informa motoristas sobre as condições rodoviárias, dá dicas sobre direção defensiva e veicula campanhas nacionais de saúde, educação e segurança.
O número de emissoras de rádio FM que cobrem as rodovias federais pelo país vai ser ampliado por meio do serviço Radiovias, lançado pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Infraestrutura.
A proposta do governo é seguir o exemplo da rádio CCR Nova Dutra, estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e está no ar desde 2013 pela estação 107,5 FM. A emissora fica 24 horas no ar informando motoristas sobre tempo, trânsito, direção defensiva, prestação de serviços, campanhas nacionais de saúde e dicas de passeios.
Essa é uma demanda antiga das concessionárias que administram as estradas. Além disso, vai beneficiar motoristas e caminhoneiros com informação e conteúdo ao longo das viagens. A Via Dutra tem um total de 402 quilômetros de extensão. No entanto, a rodovia BR-116, por onde ela passa, atravessa 10 estados brasileiros e liga as regiões Sul e Nordeste.
"O Serviço de Radiovias é exemplo de integração e harmonização de política pública de Comunicação e de infraestrutura de transportes, que visa alcançar resultados mais efetivos à sociedade em um breve espaço de tempo. Resultado da união de esforços para trazer mais segurança aos usuários das rodovias federais”, declarou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Na visão do ministro das Comunicações, Fábio Faria, o programa leva informações importantes aos caminhoneiros. “Esta portaria vai garantir informação nas estradas, que também contarão com mais conectividade, por exemplo, a partir do leilão do 5G - que prevê até 48 mil quilômetros de cobertura de internet nas nossas rodovias", afirmou.
Para a ideia de ampliação sair do papel, a Anatel e o Ministério das Comunicações vão escolher os canais da faixa FM. A longo prazo, a ideia é ter apenas um canal na faixa que vai cobrir todas as rodovias federais que ofertam o serviço. Por fim, os custos das rádios serão arcados apenas com publicidades institucionais.
As emissoras que atuarem no âmbito do programa poderão veicular publicidade, segundo nota emitida pelo governo federal. As rádios poderão veicular publicidades institucionais com o objetivo de custear as despesas. Qualquer estabelecimento poderá anunciar, estando ou não no raio de cobertura da emissora. Neste caso, considera-se como publicidade institucional a citação da entidade apoiadora, bem como de sua ação institucional, sem qualquer tratamento publicitário.
O Ministério das Comunicações considera que esta é uma prestação de serviço importante para caminhoneiros e motoristas. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, são 22 concessões em 10.355 quilômetros de rodovias federais.
Atualmente, o Brasil conta com uma malha rodoviária federal de mais de 75 mil quilômetros.
O objetivo é manter os motoristas sempre atualizados.
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