21/11/2022

TRIÂNGULO DE SEGURANÇA: VOCÊ SABE USAR?

Quando falamos em segurança, é normal nos lembrar do cinto de segurança. Mas e o triângulo de segurança? Ele vem à sua mente?

Aliás, quando e como usar o triângulo?

O triângulo de segurança ou de sinalização serve para alertar outros motoristas que o seu carro está com defeito e está encostado na via. Deve ser utilizado junto com o pisca-alerta em qualquer situação de emergência, seja dentro da cidade ou nas rodovias.

Assim, o triângulo evita que outros acidentes ocorram em decorrência do problema que possa estar enfrentando.

Além disso, o equipamento é item obrigatório do veículo. Caso você não utilize, pode levar cinco pontos na sua carteira além da dor de cabeça.

Quando usar o triângulo?

O triângulo deve ser usado quando há uma imobilização temporária do carro em situação de emergência.

Por mais que não exista uma definição clara de situação de emergência, entende-se se tratar de situações que fogem ao controle do condutor e que exigem algum tipo de intervenção.

Dessa forma, assim que identificar um problema no seu carro, procure o acostamento mais próximo para parar seu carro. Quando se posiciona o veículo no acostamento, os riscos de acidente já se tornam menores.

Com o carro parado, ligue o pisca-alerta para orientar os outros motoristas que há um problema no seu carro. Depois de realizar esses procedimentos, é hora de descer do veículo e preparar o triângulo.

Como utilizar o triângulo?

Não é simplesmente sair do carro e colocar o triângulo no asfalto. É preciso calcular a distância segura. Como fazer esse cálculo?

Velocidade da via: para entender, vamos por um exemplo. Se a via onde seu carro está parado possui o limite de velocidade de 40 km/h, então deverá calcular 40 passos longos a partir da traseira do seu carro. Agora se a velocidade for de 80 km/h, deverá dar 80 passos e assim por diante.

Em uma curva: caso seu carro tenha apresentado problema em uma curva, o recomendado é levar o carro para longe da curva. Mas caso não seja possível fazer isso, caminhe e conte os passos, não a partir da traseira do carro, mas sim do início da curva. Isso porque nas curvas a segurança deve ser redobrada.

Chuva ou neblina: a chuva e a neblina dificultam a visibilidade do motorista. Em situações assim, deverá colocar o triângulo com o dobro de distância do que em condições normais.

Penalidade para quem não tem triângulo?

Sim! O triângulo é equipamento obrigatório previsto pela legislação. A falta dele configura infração de natureza grave, com multa, passível de retenção do veículo para regularização.

Nos casos de acidente com vítima a sinalização de emergência se mostra ainda mais importante. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, deixar o condutor envolvido em acidente com vítima de adotar providências, podendo fazê-lo, no sentido de evitar perigo para o trânsito no local é infração gravíssima. A multa é multiplicada por 5, com suspensão da CNH e recolhimento da habilitação.

Verifique regularmente seu carro, se ele está em condições seguras.

Afinal, a segurança deve ser prioridade de todos!




Voltar

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário